A Puraviralata* esteve na Experimenta Design e trouxe a sua perspectiva de algumas das peças que achou mais pertinentes para ter em destaque! Este conceito não poderia estar mais de acordo com a filosofia de trabalho PVL*, mau, kitch, escasso ou velho nem sempre é um estanque à originalidade, é sim, a recilagem da mesma... Assim, a exposição Timeless no Museu do Oriente apresentou O design, como um processo que evita fazer coisas novas ou subverter modos dominantes de produção, distribuição e consumo, é cada vez mais influente. Esta exploração do passado, do local e do específico, resultou em práricas que mapeiam processos, abraçam o carácter e o lugar, atribuindo valor à produção, à improvisação, à acção e à participação colectiva, redes sociais e ética. Esta abordagem do design é também marcada por um espírito de generosidade (...)
A propósito desta afirmação supra citada dê um saltinho ao Blog NA MESA COM... e participe neste mini debate sobre a moda, design e o marketing em torno de causas umas mais nobres que outras...
"Ficou conhecida entre as gentes da época pela Fábrica Nova e foi fundada em 1914 por António José Oliveira Júnior, figura grata a S. João da Madeira e a quem foi atribuído pelo governo de então o diploma de Mérito Industrial e Agrícola.
Inovadora ao nível das técnicas de fabrico e sempre actualizada perante as necessidades de mercado será também desta empresa a responsabilidade pela introdução do chapéu de lã merina (lã fina), o chamado chapéu da moda, por ser em tudo diferente do antigo chapéu de lã grosseiro até então produzido. Sendo a única empresa do País a possuir as máquinas e técnicas do fabrico deste chapéu, a Empresa Industrial de Chapelaria manterá durante muitos anos o monopólio do fabrico e venda deste artigo.
Encerrada em 1995, a Empresa Industrial de Chapelaria acompanhará toda a história desta indústria, reflectindo naturalmente as suas épocas de prosperidade e declínio, ficando para sempre associada à imagem da fábrica que empregou e formou gerações sucessivas de chapeleiros e artífices que lhe devotaram uma vida inteira de trabalho.
Do ponto de vista regional, ou talvez mesmo nacional, a escolha para a localização de uma unidade museológica como esta, sustenta-se naturalmente pelas razões já aduzidas, uma vez que a indústria de chapéus se concentrou de forma significativa e sistemática em S. João da Madeira.
Refira-se a este propósito que a primeira fábrica de chapéus documentada instala-se em S. João da Madeira em 1802. Em 1909 existiam cerca 12 fábricas, uma a vapor que produzia anualmente 200.000 chapéus e 7 apropriagens (revendedores que compravam às fábricas os chapéus em feltro e os acabavam e vendiam por conta própria).
Com o início da fabricação do chapéu fino e a introdução das "máquinas", a melhoria de qualidade dos chapéus fabricados e a procura no estrangeiro de matéria-prima superior, a indústria de Chapelaria conhece em S. João da Madeira um grande desenvolvimento, especialmente a partir da I Guerra Mundial. Com o decorrer dos anos S. João da Madeira torna-se o principal centro de chapelaria do País.
A título de exemplo refira-se que em 1946 as fábricas de chapelaria existentes em S. João da Madeira representavam 75% das unidades fabris de todo o país, sendo que dos 1775 operários desta indústria, 1263 exerciam a sua actividade no distrito de Aveiro, e destes, 1212 no Concelho de S. João da Madeira.
Esta posição cimeira manter-se-á ao longo de várias décadas (na década de 60 do século passado S. João da Madeira era já o único produtor nacional), toldando não só a estrutura económica da população, como sobretudo, contribuindo para o surgimento de uma cultura e vivências sociais muito própria neste concelho, e cuja história começa agora a ser analisada e interpretada."
Fonte: Câmara Municipal de S.J. da Madeira; Disponível em: http//:sjm.omnisinal.pt/10639 (consultada a 29 de Março de 2009).
Trabalho elaborado no Workshop de Iniciação à Feltragem no Museu da Chapelaria (Bolas de Feltro) produção de sequência fotográfica à posteriori em estúdio Puraviralata*.
Nascida em 1977, PuraViraLata* é um conceito renascido das iniciais de um nome pessoal de alguém que tem um "savoir faire" especial num universo visionário. Este conceito existiu num imaginário feminino rodeado de alfaiates e costureiras, dedais, linhas e botões, mas só agora foi assumido formalmente e materializado no papel e com as pessoas com quem priva e colabora...As peças são exclusivas e genuínas, visualizadas e concebidas para finalizarem como pormenor de destaque que cada uma merece ter... A nossa postura, quer no dia a dia quer num contexto específico imprime uma "etiqueta" pessoal no nosso quotidiano físico e imaginário. A isto poderemos chamar de impressão digital da nossa identidade como seres humanos. A identidade não se encerra num capítulo, ela estará sempre em permanente mutação...
Marilyn Monroe may already be a fashion inspiration to many (Lindsay Lohan's leggings, perhaps?), but now, she's about to have a renaissance: designer Victor Carranza (who created many custom designs for Monroe herself) is launching House of Monroe, a luxury collection inspired by the icon. The brand's licensees have obtained the master license from the Marilyn Monroe estate, and are the only companies with the actual rights to reproduce Monroe's image. In addition to House of Monroe, which will be sold at upscale retailers like Bergdorf Goodman, a contemporary line of jeans and tees called Norma Jeane is being launched, and will be carried at stores like Atrium". http://www.fashionweekdaily.com TRY LOOK JEANS HISTORY HERE!
favorite fashion photografers
William Klein - Since the beginning of fashion photography around the year 1900, the imagination of the photographer has attempted to transform the model and the garment into something artful: more than just a photograph showing a woman wearing a dress. by injection fantasy through the use of hair styles and make-up, and experiments in composition. the photographs span klein's entire career up to the present, with particular emphasis on his fashion photography, surreal images which have influenced generations of fashion photographers. his innovations have not only been technological, but also philosophical: he encouraged his models to 'act' rather than just to 'pose', and his 'street esthetics' opened up a new dimension in fashion photography.
DESIGN NEWS!
DESIGNBOOM International Graphic Design competition "LES CRAVATES PAR HERMÈS". Entries and registration are closed. To see our participation and work/ties wait for more informations!
Styling and design Food to eat!
Learn more about food and cultural and photography events - VIEW MORE!